Dra Glaucia Francesconi

A acne é uma dermatose inflamatória comum entre os jovens. Muitos a consideram “normal” na puberdade e, desta forma, não procuram atendimento dermatológico. É fato, que em muitos casos, a acne pode melhorar de forma espontânea, à medida que os anos passam. Porém, o custo da cura espontânea pode ser alto, com surgimento de cicatrizes. Estas, por sua vez, serão eternas se não tratadas de forma adequada.

As cicatrizes de acne podem estigmatizar uma pessoa por toda a vida.

Na presença das cicatrizes como o dermatologista procede?

O primeiro passo é tratar a acne inflamatória, se ainda presente. Com o tratamento da acne, as cicatrizes remanescentes devem ser analisadas de forma individualizada, classificando-as. São dois os principais aspectos avaliados pelo profissional: coloração e textura.

Antes dos aparelhos que utilizam a tecnologia do laser o tratamento das cicatrizes era limitado e apresentava resultados modestos, mesmos com os profissionais mais experientes. Hoje a realidade mudou. O tratamento melhorou e as cicatrizes podem ser tratadas de forma a termos melhoras significativas, mas que variam entre os pacientes.

As cicatrizes com alteração de textura devem ser abordadas primeiro, de preferencia, com lasers ablativos (p. ex. Laser de Erbium)que por vaporização e ação térmica exercem o seu efeito, minimizando a irregularidade causada pela cicatriz. Dependo da tecnologia utilizada algumas sessões podem ser necessárias. Os lasers ablativos também exercem bom efeito se a cicatriz possui coloração esbranquiçada.

O laser de Erbium fracionado é uma das melhores técnicas para o tratamento das cicatrizes de acne.

Luz intensa pulsada e pulsed dye laser são indicados para as cicatrizes de coloração avermelhada e acastanhada. O preenchimento para as cicatrizes distensíveis com fundo sem alteração de textura, além de outras técnicas cirúrgicas que podem ser aplicadas em determinadas cicatrizes.

As técnicas de preenchimento, quando bem indicadas são muito eficazes.

Para complementar o hall de opções para o tratamento da cicatriz de acne, temos o microagulhamento, a subcisão (subcision) com as suas variações e a cirurgia com excisão e sutura. Estas técnicas apresentam resultados impressionantes. O microagulhamento veio como uma das melhores opções com um custo mais acessível que o laser de Erbium. A subcisão quando bem indicada melhora muito determinados tipos de cicatrizes, e com a implantação de técnicas variadas, os resultados são otimizados. A cirurgia, com a utilização de material cirúrgico delicado permite rezultados muito interessantes, especialmente com a associação de técnicas.

O microagulhamento, a subcisão e a cirurgia são técnicas de menor custo com ótimos resultados e alta taxa de satisfação dos pacientes.

Em resumo, o tratamento das cicatrizes de acne evolui muito, com resultados mais significativos associados a um tempo de recuperação mais rápido. Um aspecto que ainda pode ser melhorado é o custo que ainda pode ser alto para algumas pessoas, obrigando-as a se programar antes do início do tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.