Assim como o rosto, as mãos também sofrem com a ação do tempo, podendo denunciar a idadequando não recebem a devida atenção.
Fatores externos como exposição aos raios solares, contato com produtos químicos, fumo, além de alterações hormonais, como as que ocorrem na menopausa, contribuem para o processo de envelhecimento da derme. O resultado é uma pele manchada, fina, flácida, opaca e sem volume, revelando veias e tendões que até então ficavam escondidos.
Através de métodos específicos, é possível atenuar os diferentes sinais do envelhecimento e obter uma melhora na aparência das mãos. Entre os tratamentos mais utilizados estão Lip, formulações à base de ácidos, despigmentantes e Laser Fracionado ablasivo, como Erbium . No entanto, quando a mão já se apresenta emagrecida e enrugada está indicado também o uso de produtos que recuperem o volume perdido. São eles: o ácido hialurônico , uma substância preenchedora que tem duração de 12 a18 meses; e o Radiesse®, um estimulador do colágeno que possui durabilidade de dois anos.
Os procedimentos são realizados no consultório dermatológico, com anestesia tópica (pomada anestésica), sem necessidade de cortes ou pontos, e o paciente pode retornar às suas atividades no mesmo dia. São alternativas seguras e que proporcionam resultados excelentes.